Ed Lincoln
Eduardo Lincoln Barbosa de Sabóia, mais conhecido como Ed Lincoln, nascido em Fortaleza, 31 de maio de 1932, foi um instrumentista (contrabaixista, pianista e organista), compositor, arranjador e produtor musical brasileiro.
Ainda em Fortaleza Ed começou a vida profissional como revisor e redator no jornal O Povo. Foi para o Rio em 1951onde iniciou a carreira artística tocando contrabaixo em clubes e jam sessions. Depois passou para piano e depois Órgão Hammond. Trabalhou com Luís Eça, Dick Farney e Luiz Bonfá na década de 1950 e fez parte de conjuntos de casas noturnas.
Na década de 60 criou um estilo na execução de órgão, que se tornou moda em bailes da época. Depois gravou LPs pela Musidisc, gravadora da qual foi diretor musical e arranjador. Em 1963 lança o histórico disco "Seu piano e seu órgão espetacular", também pela Musidisc, que tinha sua leitura para músicas como "Só danço samba" e "Influência do jazz".
Ainda em 1963, o músico foi vítima de um grave acidente de carro que o deixou longe dos palcos por sete meses. Em 1964 lança do disco "A volta", marcando seu retorno ao mundo musical. Já na década de 70, fez arranjos em gravações para as cantoras Elza Soares e Beth Carvalho.
Assine nossa
newsletter
Assine nossa newsletter e se mantenha informado sobre o mercado da música, tendências e lançamentos incríveis da Nikita Digital.